Com a mudança dos hábitos dos consumidores que andam cada vez mais exigente, o alimento parecer saudável ou com boa aparência, não é mais tão importante quanto a decisão de compra desses alimentos. Os consumidores agora também buscam rastrear a origem do que ele está consumindo e como o que ele põe no prato foi produzido. A procura por alimentos orgânicos é, esta relacionada com a busca por qualidade e garantia de que os alimentos que levam para sua mesa hoje não vai fazer nenhum mal à saúde.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), testaram alimentos orgânicos. “O mais importante não é só o que eles têm, mas o que eles não têm, e o que eles não têm é contaminação por agrotóxicos. Então, recomendam-se os orgânicos”, aposta a química Sônia Stertz, da UFPR.
Sônia foi a campo colheu amostras de dez tipos de alimentos diferentes nas plantações próximas a Curitiba levando-os direto para o laboratório. Os dez alimentos que passaram pelos testes foram: agrião, alface, batata, couve-flor, espinafre, tomate-cereja, tomate-salada, morango, pepino e cenoura. A pesquisadora concluiu que os produtos orgânicos levaram vantagem em relação aos alimentos cultivados com uso de produtos químicos.
“Apresentavam maior concentração de nutrientes, quando comparados aos convencionais, como fibra alimentar, proteína, açúcares e também alguns minerais como ferro, potássio e selênio”, explica a pesquisadora.
Dentre as amostras pesquisadas obteve-se destaque para o caso da batata e do morango. “Os morangos têm uma concentração maior de açúcar com vários minerais como cálcio, sódio, potássio e selênio, com teores mais elevados que os convencionais. Isso é muito positivo”, afirma a química da UFPR.
O alimento orgânico é saudável, bonito e saboroso. Há dez anos, o agricultor mineiro Isaías trocou o plantio convencional pela produção de morangos orgânicos. Foi depois de observar um fenômeno curioso na sua propriedade. O canteiro que recebia agrotóxico estava cheio de ácaro. Em outro terreno meio abandonado, sem veneno, os morangos cresciam bonitos.
A pesquisa realizada pela Universidade Federal do Paraná também mostra que os alimentos orgânicos analisados continham menos concentração de nitratos e nitritos, essas substâncias podem ser cancerígenas e provocar má formação genética.
Fonte:Globo Reporte.