Seguidores

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Aprenda como realizar o manejo sanitário do leite e obtenha maior produtividade na sua fazenda.

O leite é um dos principais produtos de destaque da agropecuária nacional, acrescentando isso ao seu alto valor nutricional como alimento, estaremos diante de um dos produtos mais importantes da agropecuária brasileira.
    Wellington Fernandes, técnico agrícola em agroindústria, comenta que para que se tenha um leite de boa qualidade, o ideal é que as vacas em  lactação fossem ordenhadas em ambientes com pouca umidade e longe de fontes de contaminação, e de preferencia em locais tranquilos e sem muito barulho para evitar que o animal fique estressado.
    Uma boa ordenha deve ser realizada em até aproximadamente oito minutos após o primeiro estimulo no teto devido esse ser o tempo de vida do hormônio responsável pela liberação do leite, é sempre bom lembrar de desprezar o três primeiros jatos de leite de cada teto para diminuir a carga microbiana, esse procedimento deve ser feito de preferencia, numa caneca de fundo preto para identificar se o animal tem mastite, lembrando que esse teste identifica apenas a mastite clínica, que é onde os sintomas começam aparecer de forma externa, para detectar a sub-clinica (ainda se desenvolvendo),  o ideal seria o teste CMT ou sanguíneo.  A mastite pode ocasionar a perda de produção e do teto do animal caso não venha a ser tratado corretamente.
   É importante fazer o pré-dipping(pré imersão dos tetos em solução desinfetante), antes de iniciar a ordenha para desinfectar os tetos das vacas e após a ordenha colocar os tetos totalmente imersos numa solução a base de iodo.
   Uma outra atitude ainda pouco difundida no Brasil, seria a de ordenhar os animais de acordo com seu histórico, deve-se em primeiro lugar ordenhar as vacas de primeira gestação, seguidas das que nunca tiveram doenças, depois as que já tiveram mais foram curadas, e por ultimo, aquelas suspeitas de apresentarem doenças, esse tipo de atitude diminui o risco que animais contaminados passem a doenças para resto do rebanho.Concluiu Wellington.

Confira algumas fotos:

                                                    lavagem dos tetos antes da ordenha

                                             caneca de fundo preto (detectar mastite clínica)

                                                              ordenha mecânica

                                                                   ordenha manual

                                                             ordenha mecânica

                                                                    sala de ordenha

sala de ordenha vista de cima

                                                    aplicação de iodo após a ordenha

Imagens disponíveis em: google imagens