Seguidores

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Pesquisadores da china afirma que arroz trangenico pode reporduzir proteína do sangue humano.

Uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Wuhan, na China , aponta que seria possível produzir uma proteína presente no sangue humano por meio de mudas de arroz geneticamente modificado.
Os cientistas desenvolveram uma técnica que permite inserir genes humanos no arroz e assim produzir proteínas idênticas a encontradas no sangue humano. Segundo o Dr. Daichang Yang, pesquisador que liderou os estudos, a proteína produzida pelo arroz transgênico é quimicamente e fisicamente idêntica à albumina sérica humana, proteína mais abundante em  nosso sangue, que é, inclusive, responsável pelo transporte de hormônios e minerais, pela absorção de toxinas e regulação da pressão arterial, afirma o cientista.
Os cientistas envolvidos na pesquisa acreditam que com a descoberta seria possível produzir a proteína sanguínea em grande escala e, assim, abastecer os estoques de sangue em hospitais e clínicas, que sofrem com a falta de doadores. " A albumina do soro humano é uma importante proteína. A demanda por ela pode ser estimada em mais de 500 toneladas por ano no mundo", declarou o especialista. Só no Reino Unido, são necessários cerca de 1,6 milhões de litros de sangue por ano, sendo que apenas 4% da população é doadora. Dr. Yang espera aplicar a técnica para produzir outros tipos de proteínas humanas.

Fonte: revista globorural.online