Seguidores

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Impressionante: Parasitas da mosca transformam abelhas em zumbi

São Paulo -  Pesquisadores da Universidade Estadual de São Francisco detectaram um parasita da mosca, denominado Apocephalus borealis, capaz de fazer as abelhas domésticas abandonarem suas colmeias, ficarem desorientadas e morrerem.
O estudo, publicado na revista PLoS ONE, diz que o parasita pode ajudar a determinar as causas do desaparecimento maciço das abelhas. O fenômeno foi responsável pelo extermínio de 90% das abelhas de algumas colmeias. Essas abelhas exercem papel essencial na preservação das colheitas que dependem da sua polinização.
As colheitas, em especial as de frutas e determinados legumes, representam vendas de 15 bilhões de dólares por ano. Esse número representa um terço da alimentação humana.
A infecção de uma colmeia começa quando uma mosca pousa nas costas da abelha e deposita seus ovos no abdômen dela. Quando a mosca vai embora, a colmeia já está completamente diferente, com abelhas desorientadas que morrem pouco tempo depois.
As abelhas parasitadas abandonam suas colmeias e começam a procurar fontes de luz. Elas começam a andar em círculos de forma desorientada, enquanto se comportam de maneira estranha. Quando perdem o equilíbrio, muitas vezes não são capazes de se levantar novamente. Então, elas morrem.
O parasita Apocephalus borealis já foi encontrado nas abelhas domésticas da Califórnia, Dakota do Sul e São Francisco, segundo John Hafernick, professor de biologia na Universidade do Estado e um dos autores da investigação. Porém, esse pode ser um parasita emergente, que apenas começou nas colmeias americanas devido ao grande número de estados com apicultores profissionais que usam as colmeias para polinizar as colheitas.
Fonte: Info